Faz vários anos que a Google tinha começado a classificar a velocidade de carregamento dos sites como um fator a ter em consideração no ranking dos mesmos sobre o sistema de pesquisa da empresa. No entanto, o peso deste critério é agora confirmado como sendo relativamente pouco em comparação com todos os restantes.
De acordo com a resposta de Gary Illyes, da Google, num comentário do Twitter, o peso para o ranking de um website sobre a velocidade de carregamento do mesmo é relativamente pequeno em comparação com outros pontos mais importantes.
Na realidade, o funcionário da Google afirma que o seu peso será praticamente o mesmo do que se aplica sobre se um website carrega via HTTPS ou não – que na globalidade dos termos continua a ter um impacto praticamente nulo na visibilidade dos sites para o motor de pesquisa.
Ainda assim, a velocidade de carregamento terá importância a nível da experiência dos utilizadores, e como tal será um fator a ter em consideração quando se encontra a desenvolver um site. Sites que tenham conteúdos extremamente grandes ou sejam “pesadas” em geral vão ter uma má experiência para os utilizadores, o que no final pode acabar por afetar o seu desempenho nas pesquisas.
No final, os administradores de websites devem sempre tentar otimizar o melhor possível os seus sites, não apenas a nível da velocidade de carregamento para os motores de pesquisa como também melhorar a experiência em geral para todos os utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!