1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu wallpaper

 

Nem todos utilizam vulgarmente as teclas de função (F1-F12), mas estas possuem um conjunto de utilizações dentro do sistema. Porém, para quem esteja a utilizar o Ubuntu, existe agora um pequeno bug que pode tornar-se rapidamente incomodativo.

 

A tecla F11 é utilizada em diferentes aplicações, mas no caso dos navegadores pode ser útil para colocar os mesmos em ecrã inteiro. Porém, se é utilizador do Ubuntu, isso também pode levar a um estranho, mas irritante bug.

 

Caso pressione a tecla F11 durante um pouco mais de tempo do que o normal dentro de um navegador, ou até por vezes no próprio desktop, todo o sistema pode tornar-se inutilizável. O problema não ocorre em todas as situações, mas normalmente basta pressionar a tecla F11 durante um período ligeiramente superior ao “tocar e largar logo”.

 

 

A falha parece ocorrer mais no Firefox, mas pode afetar também outros navegadores. Infelizmente não existe forma de resolver o problema sem forçar o encerramento do Firefox – o que pode ser complicado se o sistema estiver lento ou sem resposta – ou o mais simples passo de reiniciar.

 

Este bug não aparenta ser recente, tendo em conta que existe um report do mesmo criado em finais de 2018. Apesar de terem sido feitas algumas melhorias desde então, não parece resolver totalmente o problema, sendo que afeta tanto sistemas AMD como Intel. A falha também aparenta encontra-se relacionada diretamente com o GNOME, e não será um problema exclusivo do Firefox.

Ao que tudo indica, o problema encontra-se associado com a animação do GNOME de alterar uma janela para o ecrã inteiro, que por algum razão leva ao bloqueio total do sistema.

 

Até que a solução seja lançada, o melhor a fazer é mesmo evitar pressionar o F11... por muito complicado que isso seja.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech