A Microsoft encontra-se a alertar para uma nova campanha de phishing que tem vindo a alastrar-se consideravelmente pela internet nos últimos dias, tendo como tema principal o COVID-19.
Esta campanha direciona os utilizadores para um site externo conteúdo conteúdos maliciosos, ou em alguns casos, pode ser diretamente fornecido um ficheiro do Excel contendo conteúdos maliciosos – macros maliciosas – que descarregam malware nos sistemas onde sejam executadas.
Os emails tentam atrair a atenção dos utilizadores ao darem informações sobre os casos mais recentes do COVID-19, nomeadamente o número de mortes nos EUA. No entanto, quando os utilizadores abrem os ficheiros em anexo, encontram-se a colocar em risco de terem os seus sistemas infetados com malware, o qual instala o “NetSupport Manager” no sistema. Este malware permite aos atacantes terem controlo remoto do sistema ou enviarem comandos para instalação de outros malware ou roubo de informações.
Apesar de o alvo principal desta campanha serem utilizadores nos EUA, é sempre importante ter em atenção mensagens suspeitas que sejam recebidas de fontes desconhecidas, sobretudo quando estas possuem anexos suspeitos ou que não tenham sido requeridos pelos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!