A Microsoft encontra-se a participar de forma ativa no desenvolvimento do Chromium, tendo em conta que o novo Edge também é baseado no mesmo motor que é fornecido com o Google Chrome e outros navegadores baseados no mesmo.
O Chromium é um projeto open-source que qualquer entidade pode participar, e todas as novidades no mesmo são rapidamente implementadas em outros navegadores baseados neste – como é o caso do Edge, Vivaldi, Brave, etc.
O ano passado a Microsoft apresentou algumas alterações para o Chromium, de forma a alterar o Corretor ortográfico do navegador, conhecido como “Hunspell”, para utilizar invés disso o corretor ortográfico do Windows em sistemas baseados no Windows 10. Depois de alguns testes, parece que a Google também gostou da ideia, e decidiu implementar a mesma para todos os utilizadores que se encontrem nas versões mais recentes do navegador.
O Edge 83, e consequentemente o Chrome 83 ou todos os outros navegadores baseados em Chromium, possuem agora a possibilidade de ativar o Corretor ortográfico integrado no Windows 10.
Este sistema garante uma correção dos conteúdos mais eficaz, ao fornecer suporte a conteúdos como a identificação de emails, links e a partilha de correções personalizadas entre diferentes sistemas.
Um dos exemplos do novo sistema em ação pode ser verificado em locais onde antes se podia introduzir emails. Nestes, o sistema Hunspell nativo costuma marcar os endereços de email como “incorretos”, uma vez que não são propriamente uma palavra existente no dicionário. No entanto, com o novo sistema de verificação ortográfica do Windows 10 este género de conteúdos será automaticamente detetado como sendo um email e não irá surgir como errado para os utilizadores finais.
Para ativar a nova funcionalidade, supondo que se encontra na versão 83 do navegador ou mais recente, basta aceder a “Chrome://flags” e ativar a opção “Use the Windows OS spell checker”.
De notar que também se encontra disponível a opção “Use hybrid spell checking on Windows”, a qual permite que os utilizadores mantenham os dois corretores ortográficos – Hunspell e o sistema nativo do Windows 10 – como método de correção.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!