1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10 vermelho

 

Com a chegada da nova versão do Windows 10, na atualização de Maio de 2020, a Microsoft disponibilizou um conjunto de novidades para os utilizadores. Mas ao mesmo tempo, esta versão também não surgiu sem os seus “tradicionais” problemas.

 

Uma das funcionalidades do Windows 10 – que se encontra disponível muito antes desta atualização – será o sistema de “Manutenção automática” do sistema. Este realiza algumas tarefas de manutenção regular no sistema operativo, como atualizações, limpeza de ficheiros desnecessários ou a desfragmentação automática do disco.

 

Na parte da Desfragmentação do disco, o Windows 10 normalmente regista a ultima data em que a desfragmentação do disco foi realizada, para evitar que o processo seja realizado múltiplas vezes – algo importante sobretudo em discos SSD. No entanto, com a versão 2004 do Windows um bug parece estar a impedir que esta data seja guardada.

 

De acordo com a descoberta de um utilizador do site WilderSecurity, o Windows 10 2004 não se encontra a guardar a data em que os discos do sistema foram pela ultima vez otimizados, o que leva a que o sistema tente realizar este procedimento sempre que se realiza a manutenção automática. Ou seja, sempre que o utilizador for abrir o desfragmentador do sistema, os discos surgem como nunca tendo sido desfragmentados.

 

erro desfragmentador dos discos

 

O TugaTech testou este bug e confirma a existência do mesmo, sendo que discos recentemente desfragmentados continuam a surgir como nunca tendo realizado esse procedimento.

 

O problema desta situação encontra-se sobre os utilizadores que possuam discos SSD. Estes discos estão extremamente associados com as tarefas de leitura e escrita, algo que a desfragmentação certamente vai realizar de forma mais intensiva – mesmo que o Windows utilize uma funcionalidade dos discos SSD apelidada de TRIM, o que reduz o impacto, ainda assim isso afeta a longevidade dos discos.

 

A longo prazo, este bug pode levar a que os discos acabem por ter a sua vida útil reduzida, sobretudo em sistemas onde a desfragmentação automática esteja configurada para ser feita de forma diária. A Microsoft confirmou que o problema existe e foi entretanto corrigido com a build 19551 do Windows 10 no programa Insider.

 

desfragmentador correção bug

 

Entretanto, os utilizadores finais do Windows 10 v2004 podem resolver o problema ao desativarem ou alterarem o período de desfragmentação automática dos discos, evitando o uso do sistema diário, sobretudo em sistemas onde existam discos SSD – ou desativando individualmente os mesmos das configurações de desfragmentação e mantendo outros discos mecânicos, por exemplo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech