O TikTok tem vindo a passar por algumas controvérsias nos últimos meses, a grande maioria relacionada com os conteúdos partilhados na plataforma e também na recolha de informações dos utilizadores, potencialmente comprometendo a sua privacidade.
Isto foi um dos motivos pelos quais grandes entidades nos EUA começaram a aplicar bloqueios à plataforma social, apesar do sucesso da mesma ter continuado a crescer – sobretudo durante a pandemia e com cada vez mais utilizadores fechados em casa à procura de entretenimento.
As descobertas não são recentes, e na realidade tinham sido indicadas no Reddit faz mais de dois meses, mas apontam novos indícios sobre como a aplicação se encontra a recolher muita informação dos dispositivos onde se encontra. O utilizador do Reddit bandorlol revelou ter realizado a analise dos conteúdos da aplicação do TikTok, verificando exatamente o que a mesma estaria a recolher do sistema.
De acordo com as descobertas, a aplicação recolhe muita mais informação do que aquela que seria suposto para uma app deste género. Entre os dados recolhidos encontram-se informações como o hardware do smartphone ou tablet utilizado, outras aplicações instaladas, vários dados relacionados com a rede local – como o IP e servidores DNS – e algumas localizações de GPS em pontos regulares.
Além disso, é também importante relembrar que a plataforma esteve nos últimos meses debaixo de fogo por muitos dos seus dados nem serem enviados para os servidores remotos via HTTPS – ligação segura. Esta alteração aparenta entretanto ter sido feita no serviço depois de o caso ter ganho mais destaque contra a plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!