1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware hackers

 

A pandemia forçou muitos utilizadores a trabalharem a partir de casa, mas os dados apontam que esta tarefa também pode ter levado a um aumento considerável nos acessos a sites e conteúdos online potencialmente danosos para os mesmos.

 

De acordo com um estudo realizado pela empresa Netskope, cerca de 64% dos trabalhadores encontram-se a realizar a maioria das suas atividades através de trabalho remoto, sendo que isso fez com que fosse necessário o uso de software especializado para as tarefas remotas – como é o caso do uso de programas Zoom, Microsoft Teams, entre outros.

No entanto, com isto veio também o facto que muitos destes trabalhadores tendem a aceder a conteúdos potencialmente danosos dos seus sistemas, o que se revela num aumento de 161% no aceso a sites ou aplicações de elevado risco.

 

Este ponto é particularmente preocupante uma vez que, com o trabalho remoto, muitos utilizadores passam a usar os seus dispositivos pessoais para questões de trabalho. Com isto, o acesso a conteúdos maliciosos num destes sistemas pode não só comprometer dados do próprio utilizador, mas também da entidade para a qual este trabalha.

 

Os dados apontam ainda que registou-se um aumento no número de casos de funcionários que armazenam informações por vezes sensíveis das empresas para as quais trabalham em sistemas inseguros – como é o caso de plataformas cloud pessoais ou até sistemas locais de armazenamento.

 

Isto é também algo que os atacantes estão atentos, sendo que uma grande parte do malware encontra-se agora a ser disponibilizado através de plataformas que anteriormente eram vistas como algo destinado ao meio empresarial, e casos de distribuição de malware pelas mesmas era algo raro de acontecer. Plataformas como o Microsoft Office 365 OneDrive for Business, Sharepoint, Box, Google Drive e Amazon S3 são agora os meios preferenciais para distribuir muito do malware.

 

A tendência passa por se verificar um aumento do uso destes serviços como forma de distribuir malware entre os utilizadores. Obviamente, a aplicação de medidas de segurança e cuidados básicos são fundamentais para se evitar que dados potencialmente privados possam ser comprometidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech