1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

TikTok ban

 

O TikTok tem vindo a encontrar-se na mira das autoridades dos EUA, e sobretudo do presidente Donald Trump, por alegadamente ser uma ferramenta para recolher dados para o governo da China – tendo em conta que a aplicação principal é detida pela Bytedance, uma empresa sediada na China.

 

O governo norte-americano acusa a aplicação de recolher dados dos utilizadores, algo que foi sempre negado pela empresa. No entanto, de acordo com uma investigação realizada pelo Wall Street Journal, podem existir indicações de que a aplicação violou as regras de privacidade entre 2018 e 2020.

 

Segundo a investigação, a aplicação terá violado as suas políticas de privacidade ao recolher, durante cerca de dois anos, os endereços MAC dos dispositivos onde a aplicação se encontrava, enviando essa informação para a empresa.

A recolha deste dado era realizada através da exploração de uma vulnerabilidade no Android, sendo que, por norma, a recolha do MAC não é algo que seja permitido por apps dentro da Play Store. No entanto, o TikTok estaria a realizar esse processo através de código especialmente encriptado e configurado para o efeito, sem motivos aparentes.

 

De relembrar que a Bytedance tem vindo constantemente a afirmar que não recolher dados dos utilizadores para o governo chinês, e que toda a sua política de privacidade e regras de moderação são publicas e acessíveis por qualquer interessado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech