Ainda é um dos antigos clientes da NOS que usa os emails @netcabo.pt? Na altura em que a NOS ainda era conhecida por ZON – ou até mesmo antes pela “velhinha” Netcabo – todos os clientes da empresa teriam a capacidade de registarem os seus próprios emails.
Para muitos, estes emails foram a porta de entrada para a Internet, e que ainda se encontram em utilização como contas pessoais para muitos até aos dias de hoje. Na realidade, era algo comum a maioria das grandes fornecedoras de acesso à Internet em Portugal fornecerem alguma forma de email padrão para todos os seus clientes.
Mas com o passar dos anos, e com muitas destas entidades a desaparecerem por completo ou terem os seus conteúdos migrados para diferentes nomes, algumas destas contas de email ficaram “esquecidas” no tempo, mas ainda em uso por milhares de clientes como os seus emails principais. Existe um perigo no entanto: estas contas estão a desaparecer.
Cada vez mais vemos operadoras a desativarem os seus serviços de email. Ainda de forma recente a Vodafone revelou que iria descontinuar a oferta de serviços de email que fornecia aos antigos clientes da empresa.
Isto pode ter graves consequências – sobretudo se esse email é usado para várias atividades ainda no dia a dia de milhares de antigos clientes.
A NOS/ZON/Netcabo era uma das que fornecia este serviço, e ainda fornece. Ao longo dos anos foram verificadas algumas mudanças, mas atualmente os utilizadores de emails @netcabo.pt possuem o serviço associado com a Microsoft – entre uma parceria estabelecida entre as duas empresas, a plataforma de email foi migrada para o Outlook. No entanto, o email ainda continua a ser pertencente à NOS/Netcabo.
Nos últimos dias tem vindo a ser registado um aumento no caso de utilizadores a reportarem problemas no acesso às suas contas de email @netcabo.pt, com o suporte da NOS a dar pouca mais indicação de que os clientes devem contactar o suporte da Microsoft – uma vez que o serviço está a ser fornecido pela mesma. No entanto, isto pode revelar-se também complicado, com os clientes a não terem forma de contactar diretamente a Microsoft para o efeito – ou a não receberem retorno, uma vez que este serviço é bastante antigo.
Entre os casos reportados nos fóruns de suporte da NOS regista-se o de vários clientes que reportam falhas no acesso aos seus emails. E na realidade, o problema não é da Microsoft, mas sim das antigas configurações da NOS.
As configurações das contas de email @netcabo.pt, nomeadamente o SMTP, POP e IMAP, são feitas por configurações associadas ao domínio “Netcabo.pt”, o qual se encontra registado pela NOS – mesmo que o serviço de email final seja fornecido pela Microsoft na plataforma do Outlook. O problema está que as configurações DNS do domínio da Netcabo ainda estão no controlo da empresa.
Se a NOS decidir remover este domínio, ou não alterar as suas configurações, ou ocorrer algum género de problema, este deixará de funcionar – e como consequência, todas as contas de email que estejam configuradas sobre o mesmo começam a apresentar problemas.
Alguns dos relatos mais comuns de problemas dos clientes encontra-se na impossibilidade destes usarem os tradicionais nomes de SMTP ou POP para acesso às suas contas – que estão sobre o domínio “Netcabo.pt”.
Apesar de a NOS afirmar que os clientes devem contactar o suporte da Microsoft, a falha encontra-se diretamente associada com a empresa e o domínio “Netcabo.pt”, e nisso a Microsoft não poderá diretamente ajudar.
Se existe pouco que os utilizadores possam fazer para resolver o problema, este é mais um claro lembrete para algo: se ainda possui um email antigo da Netcabo, e o usa para o dia a dia ou como email pessoal, o recomendado será que comece a ponderar mudar para uma oferta diferente. Não é complicado criar uma conta gratuita de email no Gmail ou Outlook, e poderá sempre reencaminhar os emails da sua antiga conta @netcabo.pt para o novo endereço – evitando assim perdas.
Quanto mais cedo realizar a mudança, mais rapidamente vai evitar possíveis perdas de emails, dores de cabeça na configuração, ou se a NOS decidir encerrar o suporte às suas contas de email, a total perda destes endereços.