1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Stayaway covid

 

Durante o dia de ontem, Portugal voltou a entrar no Estado de Calamidade, com o primeiro ministro António Costa a criar um conjunto de medidas que deverão vir a ser aplicadas devido a este contexto.

 

Uma das medidas envolve o uso da aplicação STAYAWAY COVID de forma obrigatória para certos grupos de utilizadores – e hoje fica-se a saber que esta medida pode vir acompanhada de fiscalizações e multas que podem atingir os 500 euros – ou 5 mil euros no caso de pessoas coletivas.

 

A aplicação STAYAWAY COVID foi desenvolvida como a app oficial de contact tracing em Portugal, mas desde o seu lançamento o uso ainda tem vindo a ser consideravelmente reduzido – com os últimos dados a indicarem que apenas algumas centenas de utilizadores realmente colocaram os códigos na app.

 

De acordo com a informação da TSF, o governo pretende agora aplicar uma nova lei que venha a aplicar coimas entre 100 e 500 euros aos utilizadores que não tenham a aplicação instalada nos seus dispositivos, que envolve alguns grupos de maior risco – como em contexto escolar, forças de segurança, profissional, entre outros.

O diploma apresentado pelo governo estipula ainda que a Fiscalização dos telemóveis ficará a cargo das forças de segurança – como a GNR e PSP. A medida vai começar a ser discutida no próximo dia 23 de Outubro.

 

O mesmo diploma apresentado pelo governo estipula ainda que os cidadãos com mais de 10 anos deverão usar obrigatoriamente a mascara em espaços públicos e na via publica, sempre que o distanciamento social não seja possível de ser aplicado.

 

Esta medida não tem vindo a ser bem recebida pela população em geral, com várias entidades a demonstrarem o seu descontentamento com o facto de uma aplicação, que até agora era vista como sendo um dever cívico dos cidadãos, passa a ser obrigatória para todos os utilizadores em certos grupos de maior risco – algo que não se aplica também noutros países da União europeia onde as apps de contact tracing também se encontram disponíveis.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech