1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Waze

 

O Waze é uma popular aplicação para condutores que pretendam estar informados em tempo real sobre determinadas situações nas suas rotas diárias. Com mais de 130 milhões de utilizadores ativos mensalmente, sem dúvida que é uma plataforma em crescimento.

 

No entanto, foi recentemente descoberta uma falha sobre a plataforma que poderia ser usada para seguir qualquer utilizador registado na plataforma em tempo real. A falha foi descoberta pelo investigador de segurança Peter Gasper, que reportou a mesma à Google – empresa responsável pelo Waze.

 

A falha encontrava-se localizada sobre a API do Waze, onde era possível obter a localização em tempo real dos utilizadores que se encontravam próximo do mesmo – ao mesmo tempo que a própria localização do utilizador também estaria acessível pela exploração desta falha.

Os dados obtidos pela API, além da localização exata dos utilizadores, continham também o UID de cada um dos utilizadores – basicamente, uma identificação dentro do serviço para cada conta existente e que não se altera com o tempo.

 

Sabendo este código, o investigador foi capaz de criar uma extensão capaz de analisar em tempo real a API do Waze para seguir a localização de um determinado utilizador – desde que estivesse próximo do mesmo. Este utilizador poderia ser seguido em tempo real e sem que o mesmo tivesse conhecimento da atividade, já que o Waze não alerta disso.

 

A boa notícia será que esta falha foi, entretanto, corrigida pela Google, e o investigador recompensado em 1337 dólares pela descoberta. Esta falha foi descoberta durante o início de Janeiro, mas apenas agora foi revelada publicamente, de forma a garantir que não afeta nenhum utilizador da plataforma. Não existem indícios que a falha tenha sido usada de forma maliciosa no período de tempo que esteve acessível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech