1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

relógio numa mão

 

No dia a dia estamos habituados a ouvir períodos de tempo diferentes, como Horas, minutos e segundos. Mas existem muitos mais, e os investigadores da Universidade de Goethe, na Alemanha, revelam agora ter conseguido medir o período de tempo mais reduzido que existe registo.

 

Um zeptossegundo corresponde a uma ínfima parte do segundo – caracterizado por um ponto decimal seguido de 20 zeros e 1 um. A medição mais curta de tempo que existia registo era de 850 zeptossegundos, feito que tinha sido realizado em 2016.

No entanto, os investigadores da Universidade de Goethe revelam agora ter conseguido ultrapassar esse período de tempo, medindo com sucesso 247 zeptossegundos. Para obter este feito, foi medido o período de tempo que a luz demora a atravessar uma partícula de hidrogénio.

 

A medição foi feita no acelerador de partículas PETRA III, e basicamente mediu o período de tempo que um feixe de luz demorou a passar pela molécula de uma ponta à outra da mesma – processo que é repetido de forma consistente. Usando diferentes mecanismos e cálculos complexos, os investigadores conseguiram chegar à conclusão que o feixe de luz é enviado pela molécula de oxigénio em 247 zeptossegundos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech