1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Cabeça careca

 

A Inteligência Artificial pode sem dúvida ter os seus benefícios, mas quando falha por vezes também pode levar a situações algo… invulgares.

 

Uma partida da equipa de futebol Inverness Caledonian Thistle FC, na Escócia, foi transmitida em live streaming para a internet com recurso a um novo sistema de câmara baseado em IA, que é capaz de identificar onde se encontra a bola no campo e acompanhar a mesma com precisão… ou pelo menos até surgir alguém careca no caminho.

 

Durante a transmissão, o sistema confundiu várias vezes a cabeça de um dos árbitros como sendo a bola em campo, levando a uma situação algo inesperada para quem assistia ao jogo. Por alguma razão, o sistema estaria a confundir a bola em campo com a cabeça careca do árbitro, e por várias vezes a colocar o mesmo em plano invés do jogo.

 

 

No que respeita ao sistema, a empresa responsável pelo mesmo refere que a IA terá ficado “confundida” com o reflexo do sol na cabeça do árbitro, assumindo que a mesma seria a bola em campo, tendo também em conta que as dimensões são bastante parecidas.

A situação terá sido tão má que os comentadores do jogo tiveram de lamentar o erro que estaria a ser verificado no sistema.

 

Apesar deste caso ser bastante simples e não causar nenhum dano real, o mesmo não se pode dizer se a tecnologia fosse usada noutro género de sistemas mais complexos ou com necessidades mais importantes – por exemplo, num sistema de condução autónoma.

Mas não deixa de ser uma situação certamente interessante de se ver...







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech