1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10x

 

Nos últimos meses muito se tem vindo a falar sobre o Windows 10X, o sistema operativo da Microsoft aparentemente destinado a dispositivos com dois ecrãs separados. E ao que parece, a Microsoft pode agora estar muito perto de começar a revelar as primeiras versões do sistema.

 

É importante relembrar que as primeiras menções oficiais da Microsoft sobre o Windows 10X começaram a surgir no final de 2019, sendo que a empresa esperava começar a disponibilizar algumas novidades ao longo de 2020 – o que acabou por não acontecer, mas também devido aos planos da empresa em alterar a experiência não apenas para dispositivos com dois ecrãs, mas para um ambiente mais generalizado.

 

No entanto, parece que a empresa não pretende terminar o ano sem deixar algumas novidades, e existe agora a possibilidade da versão RTM do Windows 10X vir a ser lançada já em Dezembro deste ano.

 

A Microsoft refere que o Windows 10X vai ser o sistema mais flexível da empresa alguma vez lançado. Este vai contar com uma nova experiencia para os utilizadores, e a empresa espera tirar total proveito das capacidades cloud para otimizar ainda mais o uso dos diferentes programas e funcionalidades.

 

Além da chegada das builds RTM em Dezembro, acredita-se ainda que a versão final do sistema pode vir a ser lançada durante a primavera de 2021. Inicialmente este sistema vai chegar a dispositivos com apenas um ecrã, mas a Microsoft espera mais tarde expandir também para equipamentos com dois ecrãs – como o recente Surface da empresa.

 

Outra novidade que se encontra nos rumores será da possibilidade de, em 2022, o Windows 10X vir a receber suporte a aplicações Win32 – as aplicações tradicionais do Windows – através do que a empresa apelida de “Microsoft Cloud PC”. Basicamente, as aplicações seriam executadas no sistema – que de forma nativa não possui suporte a aplicações Win32 – através do uso de um sistema de virtualização na Cloud. Não seriam executadas diretamente no dispositivo, mas nos servidores da empresa.

 

No final, a Microsoft espera que o Windows 10X venha a ser um rival ao ChromeOS, adaptado para dispositivos mais simples e aproveitando todas as capacidades cloud que sejam possíveis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech