1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google e bloqueio na Huawei

 

Ao que tudo indica, a Google decidiu bloquear de forma permanente a capacidade dos utilizadores de dispositivos da Huawei instalarem os Serviços da Google em equipamentos que, normalmente, não deveriam ter acesso aos mesmos.

 

Desde que os EUA começaram a aplicar bloqueios à Huawei – e consequentemente, à falta de acesso aos serviços da Google nos dispositivos desta fabricante – que começaram também a surgir formas de contornar o mesmo e instalar as aplicações da Google na normalidade.

No entanto, isso vai agora ficar consideravelmente mais difícil de ser feito, sendo que a Google encontra-se a aplicar uma nova forma de evitar a instalação das suas apps em dispositivos da Huawei.

 

De acordo com um utilizador no Reddit, as versões mais recentes da Google – neste caso o Google Maps – possuem no seu código interno um novo sistema que identifica quando a aplicação está a ser instalada num dispositivo com processadores Kirin, os usados em equipamentos da Huawei.

 

erro na instalação de apps huawei

 

Ou seja, quando os utilizadores tentam instalar manualmente os APK dos diferentes serviços da Google, o instalador agora vai análise se o sistema está a usar um processador da Huawei, e em caso afirmativo, a instalação irá falhar.

 

Este processo torna consideravelmente mais difícil de instalar os serviços da Google e diferentes aplicações da empresa nos equipamentos da marca chinesa, já que praticamente todos os dispositivos da mesma possuem processadores Kirin.

 

No entanto, ainda existe a possibilidade que versões modificadas das APK venham a surgir no mercado, com a parte responsável pela validação do processador removida. Ainda assim, o processo não será tão linear, já que também deverá ser consideravelmente mais difícil de instalar e atualizar todas as aplicações – mesmo que não elimine o processo, a tarefa deve ser consideravelmente mais difícil.

 

É, no entanto, importante referir que este erro não parece estar a ser verificado em todos os casos. É possível que o mesmo tenha sido apenas parte de um teste da Google sobre alguma versão especifica das suas aplicações - até ao momento tanto a Google como a Huawei não comentaram sobre o assunto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech