Se for colocado com a questão sobre “qual é a plataforma mais popular para o streaming de músicas”, possivelmente a resposta de muitos utilizadores vai para o Spotify – que sem dúvida é uma das mais populares. Pode existir também quem diga que é a Apple Music, ou até a Pandora, Deezer ou Tidal.
No entanto, existe uma plataforma que se encontra ativa faz bastante tempo e que possui uma audiência consideravelmente superior – e que também recentemente começou a tirar proveito disso…
Fundado em 2006 e lançado oficialmente em 2008, o Spotify tem vindo a ganhar sucesso como uma das principais plataformas de streaming no mercado. Atualmente conta com mais de 60 milhões de músicas disponíveis, e 1.9 milhões de podcasts – de acordo com os dados mais recentes, sendo a escolha de muitos utilizadores no que respeita a música e conteúdo áudio de entretenimento.
Em Março de 2011, a plataforma já contava com mais de um milhão de utilizadores nos serviços pagos da empresa e apenas na Europa. Este valor subiu para dois milhões no mesmo ano, em Setembro.
Em agosto de 2012 a plataforma contava com mais de 15 milhões de utilizadores ativos, dos quais quatro milhões eram subscritores premium. Desde então, os números têm vindo apenas a evoluir, sendo que atualmente a plataforma conta com mais de 320 milhões de utilizadores ativos, 144 milhões dos quais possuem contas pagas. O serviço encontra-se disponível em mais de 92 mercados diferentes.
Apesar destes números parecerem bastante elevados, existe uma plataforma algo inesperada que consegue superar os mesmos: o YouTube.
É bem-sabido que o YouTube é uma das principais plataformas de vídeo na Internet, mas é também um dos locais onde se pode encontrar milhões de vídeos com conteúdo musical – muitos dos quais são publicados pelas próprias editoras. A plataforma foi, e ainda continua a ser, um local central para muitos utilizadores que pretendem descobrir novas musicas, conteúdos ou artistas.
Os dados mais recentes apontam que a plataforma conta com mais de 30 milhões de utilizadores ativos, todos os dias! São mais de um bilião de vídeos publicados por dia, com a plataforma a corresponder a 37% de todo o tráfego da Internet. Estes valores são ainda mais elevados que os obtidos pelo Spotify, e não existem dúvidas que uma grande parte destes utilizadores usam a plataforma para descobrir novas músicas.
Mas existe também um ponto importante a ter em conta: o YouTube é uma plataforma de vídeos, não de streaming de música como o Spotify. Algo que a empresa espera vir a mudar com o YouTube Music, mas que ainda se encontra longe de atingir na popularidade em comparação com os “rivais”.
O futuro ainda é incerto quanto à popularidade desta plataforma quanto a uma alternativa para streaming de músicas. No entanto, não deixa de ser certo que o YouTube Music possui um dos maiores catálogos de conteúdos disponíveis, e nos últimos meses a sua quota de utilizadores também tem vindo a aumentar consideravelmente, ainda que longe das rivais.
Para alguns utilizadores do Spotify, a mudança para o YouTube Music pode ser um passo interessante para descobrir novos conteúdos. Mas apenas o tempo dirá se a plataforma irá ter sucesso junto do mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!