Não é segredo que muita publicidade online acaba por ser bastante intrusiva ao tornar-se pesada para os sistemas onde é apresentada. Ao longo de anos os anunciantes tem vindo a ter pouco cuidado sobre o formato da sua publicidade, criando conteúdos que são bastante exigentes a nível de recursos.
No entanto, a Google tem vindo a trabalhar numa funcionalidade do Chrome que pretende ajudar nesse sentido, bloqueando a publicidade que ultrapasse alguns limites a nível do consumo de recursos do sistema – como é o caso do CPU e RAM, ou tempo de carregamento.
A funcionalidade encontrava-se em testes desde Setembro, e aplica-se em toda a publicidade que demore mais de 60 segundos a carregar no total, ou utilize recursos por mais de 15 segundos consecutivos a cada 30 segundos, bem como tenha mais de 4MB de tamanho total.
Com a chegada da nova versão do Chrome 87, esta funcionalidade foi finalmente ativada, e começam a surgir os primeiros casos onde a publicidade está a ser bloqueada. Um dos primeiros a verificar os bloqueios terá sido o New York Times, onde publicidade existente no site agora surge com mensagens de erros derivado dos recursos utilizados.
Obviamente, este não será o único site, e na verdade o limitado aplica-se até a publicidade que se encontra a ser fornecida pela própria plataforma do Google Adsense.
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