A aplicação Periscope foi lançada originalmente pelo Twitter em 2016, como uma forma de permitir aos utilizadores realizarem transmissões em direto pela plataforma numa altura em que esta funcionalidade começava a tornar-se popular na internet.
Apesar de se encontrar diretamente integrada com o Twitter, a plataforma mantinha-se ainda como uma app separada, com a sua comunidade mais dedicada. No entanto, a plataforma nunca teve sucesso junto do mercado, e isso confirma-se agora com o encerramento da mesma por “falta de uso”.
No comunicado deixado no blog da comunidade, a empresa refere que o Periscope nunca teve um modelo de rendimento bem organizado, e que nos últimos anos a tendência de uso da plataforma tem vindo a cair drasticamente – ao ponto que os custos de manter o serviço ativo não compensam tal medida.
Ou seja, a plataforma tinha um volume bastante reduzido de utilizadores ativos para ter propriamente um modelo de negocio sustentável, e como tal não compensaria ao Twitter manter o mesmo ativo.
Com isto, o Periscope entra agora na fase de descontinuação, sendo que os registos de novas contas vão ser encerrados na próxima semana, e em Março de 2021 as apps da plataforma vão ser removidas das respetivas lojas da Google e Apple.
O Periscope Studio, que permitia a transmissão em direto por software como o OBS, vai agora ser integrado com o Twitter Media Studio – a plataforma de gestão do Twitter, mas que ainda se encontra disponível apenas por convite.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!