1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Bookmarks

 

Depois de quase 16 anos, a Google encontra-se silenciosamente a encerrar um dos seus antigos serviços: o Google Bookmarks.

 

O nome pode ser enganador, mas não estamos a falar dos “Favoritos” propriamente ditos do navegador. O Google Bookmarks foi uma plataforma que antecedia ao sistema de sincronização de favoritos do Google Chrome, e permitia aos utilizadores terem uma forma de aceder rapidamente aos seus sites favoritos – com a capacidade de exportarem os mesmos diretamente para a Cloud.

Este serviço era popular numa altura em que o Chrome ainda não contava com os métodos de sincronização que existem nos dias de hoje, e onde manter os favoritos “seguros” não era algo tão certo como apenas ligar a conta da Google ao navegador.

 

Obviamente, com o passar dos anos, isso foi-se alterando, e o Chrome começou a receber a sincronização de favoritos como algo padrão e praticamente dado como fundamental. Face a isso, plataformas como o Google Bookmarks acabaram por cair no esquecimento – de tal forma que a empresa ainda mantinha o serviço ativo, mesmo sem grande uso.

 

No entanto, recentemente a empresa começou a colocar um aviso no site ainda ativo da plataforma, avisando para a descontinuação do mesmo no próximo dia 30 de Setembro de 2021. Nesta altura espera-se que a plataforma venha a deixar de funcionar, e todos os conteúdos da mesma serão inteiramente eliminados.

 

alerta da google sobre encerramento do bookmarks

 

Apesar de ser um serviço que praticamente nenhum utilizador estaria a usar, este ainda tinha algumas integrações com alguns serviços da Google ativos de momento, e um deles seria as localizações do Google Maps colocadas com “estrela” pelos utilizadores. Estas localizações eram diretamente guardadas no Google Bookmarks, e com este encerramento, existe uma forte possibilidade que as mesmas venham a ser perdidas.

 

Para os interessados, é possível descarregar a lista de bookmarks criados através do site da plataforma, com a opção “Exportar” do mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech