1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Utilizador com moeda do Bitcoin na mão

 

As autoridades norte-americanas confirmaram ter identificado um grupo criminoso, com operações de tráfico de droga nos EUA, México e vários países da Europa, que terá usado a Binance para realizar a lavagem de dinheiro.

 

De acordo com a agência Forbes, as autoridades acreditam que o grupo terá usado a plataforma de criptomoedas Binance para realizar a lavagem de dinheiro, em quantias que podem atingir os 40 milhões de dólares.

Os criminosos teriam usado a plataforma, onde as receitas da atividade ilegal era enviada, para realizar a lavagem do dinheiro gerado pela mesma. Ao mesmo tempo, esta investigação aponta que existem cada vez mais grupos criminosos a usarem as plataformas de criptomoedas para atividades ilícitas, com o apertar do controlo das autoridades em geral.

 

De acordo com as fontes obtidas pelo portal, o grupo em questão terá começado a usar a Binance para estas atividades em meados de 2020. O mesmo estaria a usar diferentes plataformas online para realizar a conversão de criptomoedas para dinheiro vivo, processo que era realizado fora das plataformas digitais – para evitar a identificação das autoridades.

 

No entanto, esta é uma das situações onde a blockchain pode trabalhar contra os próprios criminosos, tendo em conta que todas as transações feitas na rede ficam permanentemente registadas – e como tal, pode ser relativamente simples de identificar ou seguir o rasto de dinheiro entre diferentes carteiras digitais.

As autoridades terão conseguido identificar os criminosos do grupo através das transações que foram feitas das criptomoedas, e com a ajuda da Binance neste processo para identificar os detentores das contas em questão.

 

De notar que não é a primeira vez que grupos criminosos usam as plataformas digitais e de criptomoedas como forma de evitarem a identificação pelas autoridades. No entanto, nos últimos anos também tem vindo a ser um elevado esforço pelas forças de segurança para identificar este género de atividades, analisando as transações de cripto ativos como uma forma cada vez mais comum para este género de práticas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech