1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Smartphone Google junto a planta

 

O mercado alterou bastante em 2020, não apenas devido à pandemia que se instalou pelo mundo, mas também nas próprias tecnologias que se adaptaram e melhoraram ao longo deste período.

Os smartphones foram alguns dos que receberam mais novidades ao longo deste ano, e se tudo correr como esperado, certamente que 2021 vai chegar com ainda mais novidades para os amantes das novas tecnologias…

 

Com o início do ano, vamos olhar um pouco para o que foi 2020, e analisar o que nos espera do mercado dos smartphones para 2021, com todos os novos lançamentos que deverão começar a acontecer em breve.

 

> Dispositivos Dobráveis mais baratos

 

Samsung galaxy fold

 

A tendência dos dispositivos dobráveis deve manter-se, e várias fabricantes vão começar a lançar as suas próprias adaptações destes equipamentos. Até agora, a Samsung é uma das que lidera este mercado, mas isso pode vir a alterar-se.

 

Os rumores já apontam que a Samsung está a tentar reduzir o preço final dos seus dispositivos dobráveis, e com a introdução de mais fabricantes neste setor, espera-se que o preço final destes equipamentos venha também a descer.

Não será de estranhar começar a ver dispositivos dobráveis a surgirem com preços a rondar os 800 a 1000 dólares – o que pode parecer elevado sobre um prisma geral do mercado de smartphones, mas para um dispositivo dobrável é um valor consideravelmente baixo.

 

> 5G é o futuro

 

rede 5g em smartphone

 

Se no final de 2020 começamos a ver bastantes dispositivos a chegarem com suporte a redes 5G, então para 2021 espera-se que isso venha a aumentar drasticamente.

Mesmo fabricantes de dispositivos de gamas intermédias começaram a disponibilizar o suporte a redes 5G nos seus equipamentos, e apesar de nem todas as operadoras ou locais ainda terem acesso a esta nova geração de redes, espera-se que mais equipamentos venham a surgir com suporte à tecnologia.

 

Obviamente, também se espera que as operadoras venham a alargar as suas infraestruturas para permitir que mais zonas possam ter acesso à nova geração de redes. Atualmente, em Portugal ainda existem muito poucas zonas com suporte a esta rede – na maioria dos casos podem ser mesmo consideradas zonas de “teste”, mas isso deve vir a mudar.

 

> Ecrãs ainda mais rápidos

 

ecrã smartphone com jogo

 

Quer se pretenda ou não, os ecrãs com elevadas taxas de atualização parece que vieram para ficar. Se para alguns 60Hz é mais do que suficiente, para outros a diferença para os 90 e 120Hz (ou até mais) compensa consideravelmente.

 

Com os preços de produção a baixarem, espera-se que mais equipamentos venham a surgir com ecrãs de elevadas taxas de atualização. Esta tendência pode também ser o que se espera da Apple para os futuros modelos do iPhone a chegarem este ano.

 

> Câmaras “escondidas”

 

ZTE aton 20

 

Primeiro vieram as notchs, depois os mecanismos pop-up e rapidamente uma dezena de formas para “esconder” a câmara frontal e garantir o máximo de espaço possível do ecrã para uso. No entanto, 2021 pode trazer consigo melhorias no campo das câmaras “escondidas”.

 

Estamos a falar, obviamente, das câmaras atrás do ecrã. Empresas como a ZTE já possuem no mercado dispositivos com esta tecnologia, mas espera-se que esta venha a ser consideravelmente melhorada para se obter mais qualidade no final e que comece também a surgir em dispositivos de marcas mais reconhecidas – como é o caso da Samsung.

 

No entanto, para quem esperava que as notchs iriam simplesmente acabar, isso possivelmente ainda não vai acontecer. A tecnologia vai receber melhorias, e as notchs podem até reduzir de tamanho em novos equipamentos, mas ainda se encontra algo longe os tempos de as eliminar por completo do mercado.

 

Qual considera que vai ser a tendência para o mercado dos smartphones em 2021?

Deixe nos comentários!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech