Durante os períodos mais críticos da pandemia, as vendas de smartphones registaram quedas acentuadas em praticamente todos os mercados. No entanto, parece que estes números encontram-se agora a estabilizar para os valores considerados “normais”.
De acordo com a empresa de análise do mercado Canalys, o mercado mundial dos smartphones registou mais de 1.35 mil milhões de dispositivos enviados em 2021, o que representa um aumento de quase 7% em comparação com 2020, e bastante perto dos 1.37 mil milhões de dispositivos registados em 2019.
A Samsung continua a liderar a tabela, com mais dispositivos enviados para o mercado, num total de 274.5 milhões de unidades e 20% de quota no mercado. A Apple encontra-se na segunda posição, com 230 milhões de dispositivos enviados e uma quota de 17%.
Segue-se ainda a Xiaomi com 191 milhões de unidades e 14% de quota.
Apesar das crises que o mercado dos semicondutores se encontra a verificar, parece que a procura por smartphones tem vindo a registar um aumento estável ao longo de 2021, e segundo as previsões, essa tendência pode vir a manter-se também em 2022.
Alguns dos mercados emergentes, onde as vendas de dispositivos de entrada de gama são mais populares, poderá ter contribuído para o aumento dos números. No entanto, também o mercado dos smartphones considerados como “premium” – como é o caso também dos dispositivos dobráveis – registaram em geral crescimento das vendas para a maioria das empresas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!