1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Roubo de dados em login

 

Um grupo de investigadores revelou um novo esquema que tem vindo a propagar-se em força pela Internet, e que pode levar ao roubo de milhares de dólares das contas das vítimas. Atualmente o esquema parece afetar sobretudo utilizadores nos EUA, mas pode rapidamente ser alargado para mais países.

 

De acordo com os investigadores da empresa IBM Trusteer, o esquema possui proporções que nunca foram vistas neste género de atividades, e está a aumentar drasticamente. Neste, os atacantes utilizam software desenvolvido especificamente para aceder aos dados bancários dos utilizadores através das suas contas online nas entidades bancárias.

 

Os atacantes usam sistemas de emulação de dispositivos móveis para criar um clone virtual dos smartphones dos utilizadores, e a partir destes acederem às suas contas bancárias. Uma vez realizado o acesso à conta bancária, os atacantes passam a transferir todo o dinheiro das vítimas para contas de terceiros.

 

De acordo com os investigadores, usando este método os atacantes terão conseguido roubar milhões de dólares de potenciais vítimas numa questão de apenas alguns dias, e os casos de vítimas afetadas têm vindo a aumentar drasticamente. Na maioria dos casos estas vítimas tiveram os dados de acesso às suas contas bancárias roubados em outro género de ataques – como esquemas de phishing.

 

exemplo do ataque de malware

 

O uso de sistemas virtuais para emular smartphones permite que os atacantes possam criar um número ilimitado de dispositivos para acederem às contas. Quando um roubo é realizado com sucesso de uma conta, esse dispositivo virtual é “eliminado” e recriado como sendo um novo para prosseguir com um novo ataque e roubo.

 

De notar que, para explorar este ataque, as vítimas já teriam de ter os dados das suas entidades bancárias comprometidas – pelo que o dano já estaria feito em primeiro lugar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech