1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Microsoft logo

 

Um ex-funcionário da Microsoft na Ucrânia foi sentenciado a nove anos de prisão depois de ter roubado da empresa mais de 10 milhões de dólares.

 

De acordo com o portal ArsTechnica, Volodymyr Kvashuk trabalhou na Microsoft como testador de produtos entre 2016 e 2018, nomeadamente na aquisição de produtos a partir da Microsoft Store. Por norma, os sistemas da Microsoft identificam as compras feitas em formato de teste e impedem que os produtos sejam enviados para os utilizadores finais.

 

No entanto, Volodymyr Kvashuk descobriu que o sistema da empresa não estaria a bloquear a aquisição de cartões virtuais. Ou seja, apesar das compras de produtos diretamente da empresa ser detetada, os cartões de oferta da Microsoft Store ainda seriam enviados – e que poderiam ser depois usados para compras dos produtos.

 

Aproveitando esta falha, Kvashuk terá enganado os sistemas da Microsoft para realizar compras no valor total de quase 10 milhões de dólares. Inicialmente estes cartões foram trocados por pequenos produtos da Microsoft e algumas gráficas, mas em 2017 o ex-funcionários começou a aumentar o volume de compras, trocando vales por bitcoins que eram depois enviados para a sua conta na Coinbase.

 

Apesar de terem sido tomadas poucas medidas de prevenção no início, Kvashuk começou mais tarde a usar contas criadas por colegas para encobrir as suas atividades, além de usar plataformas de VPN e emails descartáveis.

As autoridades responsáveis pelo caso afirmam que Kvashuk terá usado esta falha no sistema da Microsoft para comprar ainda um Tesla no valor de 160.000 dólares e uma casa avaliada em 1.6 milhões de dólares.

 

Kvashuk terá também reportado os ganhos dos bitcoins ao IRS na Ucrânia, afirmando que os mesmos teriam sido ganhos de doação dos seus familiares.

Além dos nove anos em prisão, Kvashuk foi ainda sentenciado a restituir a empresa em quase 8.3 milhões de dólares – o que será improvável de acontecer.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech