1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

AlmaLinux

 

Desde que foi anunciado o fim do CentOS, a comunidade tem vindo a procurar alternativas para o que seria o futuro do sistema. A empresa CloudLinux foi uma das que anunciou que estaria a investir no desenvolvimento de um sistema alternativo estável, que agora começa a ganhar alguns contornos.

 

Em Dezembro, a equipa do CloudLinux revelou que estava a trabalhar no “Lenix”, uma alternativa ao centOS que pretenderia ser uma continuação imediata do mesmo para os sistemas existentes.  E agora os planos para isso começam a ser traçados com a revelação do AlmaLinux.

 

O AlmaLinux pretende ser uma versão estável e pronta para produção de forma similar ao Red Hat Enterprise Linux (RHEL), e portanto poderá ser usado como um substituto do centOS em sistemas ativos. A equipa refere ainda que alterar do CentOS para o AlmaLinux será um processo simples e rápido, sem qualquer necessidade de mudança nos servidores que estejam atualmente ativos.

 

Quanto ao nome, o “Alma” corresponde exatamente ao mesmo significado que em Português, sendo que se baseia no facto que a comunidade será a alma de qualquer distribuição do Linux. E portanto, o nome “alma” engloba toda a comunidade em geral que venha a usar o sistema.

De relembrar que as primeiras versões de testes devem começar a ser disponibilizadas durante o primeiro trimestre de 2021.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech