
A Microsoft encerrou o suporte para o Windows 10 a 14 de outubro de 2025, colocando um ponto final no sistema operativo com uma década de existência. Esta medida força milhões de utilizadores a atualizarem os seus sistemas para o Windows 11, mas os seus exigentes requisitos de hardware deixam muitos computadores para trás. Felizmente, existe uma alternativa.
O que é o tiny11 25H2?
Já está disponível o tiny11 25H2, uma versão modificada e otimizada do Windows 11, que se destaca por ser mais leve em recursos e por não impor as limitações de hardware da versão oficial da Microsoft.
Baseado na versão 25H2 do Windows 11, lançada a 31 de setembro de 2025, o tiny11 25H2 não só leva o sistema operativo a PCs que oficialmente não o suportam, como também remove software desnecessário e outros elementos que consomem recursos, tornando-o mais ágil e reativo, algo especialmente importante em máquinas mais antigas. Outra grande vantagem é a dispensa de uma Conta Microsoft durante a instalação, um requisito cada vez mais presente no Windows 11.
Mesmo os utilizadores com sistemas compatíveis podem considerar o tiny11 uma alternativa superior ao Windows 11 de origem, por ser mais leve, menos sobrecarregado e, de modo geral, menos intrusivo, sem comprometer as funcionalidades essenciais.
Existe ainda uma versão "Core" mais compacta
Para quem procura uma instalação ainda mais reduzida, existe a variante "Core" do tiny11. Esta versão é modificada de forma mais agressiva para reduzir o tamanho da instalação para metade, sacrificando, no entanto, a capacidade de receber atualizações através do Windows Update. Embora não seja recomendada para o computador principal, é uma excelente ferramenta para máquinas virtuais, PCs offline ou para fins experimentais.
A utilização de uma imagem modificada do Windows acarreta sempre alguns riscos. Contudo, o criador do tiny11 garante que as imagens foram criadas com o "tiny11 builder", uma ferramenta que utiliza apenas utilitários da própria Microsoft para otimizar a versão original do Windows 11. Se não confiar nas imagens ISO já disponíveis, pode sempre criar a sua própria versão.
Se quiser experimentar o tiny11 25H2, pode encontrá-lo no Internet Archive.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!