1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

e-faturas

 

Estamos a pouco menos de um mês de se iniciar mais uma entrega do IRS, e como acontece todos os anos, é importante relembrar que existem certas tarefas que podem necessitar de ser feitas para garantir que recebe o máximo de reembolso possível.

 

Uma grande maioria das plataformas encontra-se agora disponível na Internet, o que permite a qualquer utilizador aceder às mesmas quando assim o entenda, mas, ao mesmo tempo, existe muita gente que apenas se lembra no último dia – ou não se recorda de todo. Portanto, é importante começar a preparar-se com alguma antecedência.

 

Antes de mais, certifique-se que possui todos os dados necessários para aceder ao Portal do e-faturas. Estes dados são importantes para garantir que realiza todos os passos em seguida, e que pode também verificar os detalhes. Muita gente esquece-se destes dados e acaba por ter de o pedir no “último minuto”, portanto será importante que verifique se possui acesso aos mesmos.

 

dados login efaturas

 

> Atualize o Agregado familiar – até 15 de Fevereiro!

 

O passo mais importante será verificar se o seu agregado familiar do e-faturas se encontra atualizado e correto. Esta medida deve ser feita até ao dia 15 de Fevereiro, ou doutra forma os dados serão automaticamente preenchidos com a informação do ano anterior – o que pode não se encontrar correto.

 

atualizar agregado familiar

 

O processo pode ser feito a partir do Portal das Finanças, diretamente deste link. Caso os dados tenham alterado, o processo pode ser feito diretamente através do e-faturas, onde encontra todas as declarações necessárias para serem preenchidas.

 

> Validação de faturas pendentes – até 25 de Fevereiro!

 

Com um pouco mais de tempo, até 25 de Fevereiro, encontra-se a validação das faturas pendentes no e-faturas. Este é um passo importante para garantir que todas as suas faturas estão corretas e validadas, e também que recebe tudo o que possui direito.

 

validação de faturas

 

Certifique-se que todas as faturas estão selecionadas para as categorias corretas e que todas são validadas corretamente. Por vezes pode ser difícil identificar a origem de uma determinada fatura, mas uma rápida pesquisa no Google pelo nome da entidade pode ajudar a avivar a memória ou saber exatamente ao que se encontra associado.

 

Caso tenha alguma fatura que não se encontra registada no e-faturas, por algum motivo, esta também será uma boa altura para as colocar ai manualmente.

 

> Veja tudo no seu agregado familiar

 

Não se fique apenas pelo seu IRS. É também importante, caso esteja a gerir esta informação para outras pessoas do seu agregado familiar, que verifique se os passos anteriormente indicados das mesmas também são feitos.

 

Verifique se todas as faturas estão corretamente validadas e veja se todos os dados estão corretos. Isto vai garantir que evita problemas ou possíveis perdas do IRS tanto para si como para outros à sua volta.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech