1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chrome 89

 

Para quem utiliza o Google Chrome nos seus sistemas, encontra-se agora a ser disponibilizada uma nova versão do navegador. Seguindo a versão 88 lançada nas últimas semanas, a empresa começa agora a lançar o Chrome 89.

 

Esta nova versão vai contar com várias novidades, sendo que se começa pelo novo sistema de seleção de perfis. Os utilizadores que utilizem um sistema partilhado por diferentes utilizadores podem agora contar com um sistema de seleção de perfis do Chrome mais intuitivo e simples de usar.

O processo de criar um novo perfil também foi drasticamente melhorado, sendo agora mais simples de usar e de associar com contas da Google. Este novo painel vai começar a surgir na versão mais recente do Chrome durante as próximas semanas, para quem tenha mais do que um perfil no navegador.

 

chrome nova janela de seleção de perfis do navegador

 

Outro destaque encontra-se na nova “Lista de Leitura”, onde os utilizadores podem adicionar sites para lerem mais tarde, ou onde poderão verificar os sites que já foram lidos de forma recente.

 

lista de leitura do google chrome 89

 

Outra novidade pode encontrar-se a nível das abas, onde agora vai ficar mais simples encontrar uma aba em concreto para quem tenha dezenas delas abertas. Com o novo sistema de pesquisa por abas, os utilizadores poderão realizar a pesquisa por abas abertas no navegador.

 

O Chrome 89 também introduz um conjunto de melhorias pensadas para otimizar o uso do navegador e durante a navegação pela Internet. Um dos destaques encontra-se no novo sistema de permissões menos intrusivo para os utilizadores. A Google irá automaticamente bloquear pedidos recorrentes em sites que tenham funcionalidades pouco usadas – como é o caso da permissão para envio de notificações, algo bastante vulgar em vários sites pela Internet.

 

chrome 89 bloqueio de permissões para notificações

 

Para os sites que requeiram estas permissões, um pequeno ícone vai surgir junto da barra de endereço, indicando se a ação foi ou não bloqueada e permitindo, em caso de bloqueio, permitir o acesso/envio.

 

Além disso, a Google continua a incentivar a adoção do HTTPS, sendo que o navegador agora irá realizar todos os pedidos primeiro para HTTPS, antes de recorrer ao pedido via HTTP regular caso não seja obtida resposta. Esta alteração vai surgir primeiro no Windows, macOS, Linux e Android, sendo que o Chrome para iOS deverá receber a mesma durante os próximos meses.

 

Os utilizadores apenas necessitam de se certificar que o navegador está a receber atualizações corretamente para receberem todas estas novidades – embora ainda possa demorar alguns dias até que chegue a todos os sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech