Desde que a Tesla começou a disponibilizar a tecnologia Full Self-Driving Beta para os utilizadores finais, esta tem vindo a demonstrar as potencialidades para os veículos da marca, mas, ao mesmo tempo, também demonstra que nem sempre os sistemas automáticos são a melhor aposta.
Isso é algo que se pode confirmar num recente vídeo publicado pelo utilizador Chuck Cook no YouTube, que analisa o funcionamento do Full Self-Driving Beta da Tesla sobre um cruzamento numa estrada algo larga e movimentada. E ao vermos o vídeo ganha-se um pouco de ansiedade sobre como o perigo pode acontecer se dermos o total controlo ao sistema automático.
Para experimentar como o sistema de condução automática da Tesla avalia o perigo para realizar um cruzamento, Cook coloca o veículo sobre uma passagem especifica, com o trafego a vir em direção ao Tesla e onde o objetivo será cruzar essa estrada para uma entrada na lateral.
A reação humana nesta situação seria aproveitar uma oportunidade de passagem, em que não venham veículos, para acelerar e entrar na zona residencial. Isto é feito avaliando a distância dos veículos no sentido oposto e também a velocidade dos mesmos.
No entanto, o sistema da Tesla funciona de forma um pouco diferente, sendo que espera até deixar de “ver” qualquer veículo para avançar, mas de forma cautelosa, o que acaba por não ser o melhor método a aplicar neste caso.
Ao avançar de forma cautelosa, o sistema coloca o veículo diretamente no meio da estrada com o tráfego a dirigir-se para o mesmo. No final, o sistema procede de forma cautelosa como seria de esperar, mas numa situação onde deveria certamente acelerar – e é um exemplo de como a reação humana por vezes tende a ser superior.
Não existe sinceramente melhor forma de explicar a situação do que analisando o vídeo, onde é possível verificar várias situações onde o veículo pretendia avançar, colocando-se diretamente em linha com o tráfego de sentido contrário.
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