1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Windows e daltoniosmo

 

O Windows é um dos sistemas operativos mais usados em todo o mundo, e como tal, este necessita de se encontrar adaptado para todo o género de utilizadores. No entanto, nem todos são capazes de verificar o sistema como deveria ser.

 

Certos utilizadores com problemas de visão podem necessitar de uma ajuda extra para ver conteúdos que, para a maioria, podem ser algo banal ou simples.

Felizmente, o Windows tem vindo a melhorar drasticamente as suas funcionalidades de acessibilidade, e uma delas encontra-se sobre o Filtro de cores do sistema. Com este sistema de filtros, os utilizadores podem escolher determinadas opções para visualizar o sistema num formato que seja mais agradável para cada um.

 

Por exemplo, para quem tenha deuteranopia (dificuldade em ver a cor verde), protanopia (dificuldade em ver a cor vermelha) ou Tritanopia, o Windows fornece um conjunto de filtros que podem ajudar drasticamente a melhorar o uso do sistema – e uma grande maioria dos utilizadores nem sabe que estes filtros existem.

 

É exatamente o ponto deste artigo mostrar como pode melhorar um pouco a acessibilidade do Windows alternando entre os diferentes filtros de cores. Para tal basta aceder às “Definições do Windows” > Facilidade de acesso > Filtros de cores na aba lateral da janela.

 

filtro de cores no Windows

 

A partir dai, basta ativar a funcionalidade e selecionar a opção pretendida. Por exemplo, poderá selecionar a opção de inverter as cores do ecrã, converter em tons de cinzento ou de cinzentos invertidos, além dos filtros relacionados com os vários problemas de daltonismo.

 

No final, se possui problemas de visão, experimente ativar um dos filtros associados com o problema que possui, e certamente que irá verificar diferenças que poderão ajudar a tornar o Windows mais simples de usar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech