O Instagram foi recentemente classificado num estudo como sendo a app mais invasiva a nível da privacidade dos utilizadores, sobretudo no que respeita à recolha de dados pessoais para a sua plataforma principal – o Facebook.
De acordo com uma análise realizada pela empresa pCloud, e tendo como base os dados fornecidos pelo Instagram na App Store sobre as novas tags de privacidade da Apple, esta aplicação é uma das que mais dados pessoais recolhe dos utilizadores.
Segundo o estudo, 79% dos dados pessoais recolhidos pelo Instagram são partilhados com terceiros, onde se inclui detalhes como o histórico de pesquisa na internet, localização, contactos e até mesmo dados do foro financeiro.
Segundo os investigadores da entidade, quando os utilizadores registam as suas contas no Instagram e passam a usar as suas apps em dispositivos moveis, estão automaticamente a aceitar os termos de uso e de recolha dos dados pessoais, sendo que essa informação pode tanto ser usada pelo próprio Facebook como até mesmo partilhada com terceiros.
Sobre o mesmo estudo, a segunda app com maior recolha e partilha de informação pessoal é exatamente o Facebook, onde 57% dos dados pessoais são partilhados com terceiros de acordo com os termos do serviço.
Dentro da lista de apps que mais recolhem e partilham informação pessoal dos utilizadores encontram-se ainda o Uber Eats, Deliveroo, LinkedIn, YouTube e eBay.
A Apple tem vindo a reforçar as suas medidas de proteção dos dados privados dos utilizadores, e as tags da App Store tem vindo a demonstrar-se um ponto útil para analisar o que cada aplicação realmente recolhe dos utilizadores e sobre como os seus dados são usados – mesmo que plataformas como o Facebook não gostem dos novos termos da Apple e da forma como a empresa limita a recolha de informação para os utilizadores que não aceitem tal medida.
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