Numa altura em que o mercado se encontra a verificar sérios problemas na disponibilidade de chips, a Qualcomm parece ter vindo a perder terreno no que respeita aos chips para dispositivos móveis.
De acordo com os dados mais recentes da empresa Omdia, a MediaTek foi uma das entidade que maior crescimento registou ao longo dos últimos meses, e pode mesmo ter ultrapassado a popularidade da Qualcomm durante o ano passado.
Segundo os dados mais recentes, a MediaTek terá lançado chips junto de 351.8 milhões de smartphones em 2020, o que representa um aumento de quase 113.8 milhões de unidades face ao ano anterior. A quota no mercado da empresa é de atualmente 27.2%, em comparação com 17.2% registados em 2019.
De relembrar que em Dezembro de 2020, a entidade Counterpoint também apontava a possibilidade da MediaTek vir a conseguir superar a Qualcomm no mercado durante esse mesmo ano, sobretudo em mercados como os EUA.
Um dos motivos apontados para o crescimento da MediaTek no mercado encontra-se sobre a sua aposta em dispositivos de entrada de gama e média gama, ao passo que a Qualcomm tem vindo a focar-se sobretudo nos dispositivos de topo – que apesar de serem interessantes, não são também os mais vendidos no mercado para uma grande maioria dos consumidores.
O sucesso pode também ser derivado das vendas que aumentaram para certas empresas que fazem uso dos chips da marca, como é o caso da Xiaomi, que nos últimos meses registou um crescimento considerável de unidades vendidas. A Oppo é outra entidade que também registou uma grande parcela de produtos com chips da MediaTek.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!