Como parte das novas medidas derivadas da pandemia, os Cartões de Cidadão irão agora começar a ser entregues diretamente em casa, deixando de ser necessário realizar o levantamento direto dos mesmos.
Anabela Pedroso, secretária de estado da Justiça, revelou em entrevista à RTP Internacional recentemente que a medida já se encontrava prevista desde Setembro de 2020, mas tinha sido aplicada apenas de forma temporária durante a fase da pandemia. No entanto, a nova regra irá agora começar a ser aplicada de forma geral e permanente para todos os cidadãos.
Segundo a secretária de estado, desde Setembro de 2020 já foram entregues em casa mais de 350 mil cartões do cidadão, como parte desta legislação. A taxa de devoluções destes cartões encontra-se atualmente abaixo dos 5%, sendo que a maioria dos casos para devoluções ocorrem quando o titular dos cartões não se encontra na residência ou não procede ao levantamento, bem como devido a moradas incorretas.
A medida será certamente bem vinda, sobretudo quando existe muita gente que requereu a renovação dos cartões de cidadão durante a pandemia e ainda se encontra a aguardar a sua entrega física.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!