A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra lançou recentemente um alerta que os cartões de cidadão poderão permitir a falsificação das suas assinaturas digitais.
Segundo a agencia “Lusa” conseguiu recolher, o investigador Fernando Rente alerta para o facto do cartão do Cidadão ter uma falha de software que poderá permitir a falsificação da sua assinatura digital por terceiros. Esta vulnerabilidade foi originalmente descoberta no software de serviços integrados das Finanças, do Cidadão e das empresas.
O investigador acrescenta que esta falha poderá ter sido derivada da instalação do software numa máquina infectada, o que poderia revelar o PIN da assinatura digital do cartão.
Esta falha já terá sido enviada a Agência de Modernização Administrativa (AMA) em 2007, mas desde então anda foi feito para a corrigir.
A Agencia responsável pelo cartão de Cidadão já fez saber que não existe qualquer falha com o software até a data.
A AMA também afirma que nunca terá recebido nenhum alerta dos investigadores da FCTUC e sublinha ainda que o sistema do Cartão de Cidadão é verificado periodicamente por autoridades externas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!