1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

MediaTek chip

 

A MediaTek ainda se encontra a tentar competir no mercado com a Qualcomm, e apesar de o sucesso nessa tarefa ainda ser algo para debate, a empresa encontra-se cada vez mais perto de lançar o que vai ser o primeiro chip produzido em 4nm.

 

De acordo com o portal GSMArena, a MediaTek encontra-se a terminar os detalhes para iniciar a produção dos seus primeiros chips em 4 nm, algo que se encontra previsto de acontecer no final deste ano ou no início de 2022.

Mesmo que o chip ainda não se encontre em produção, as fontes indicam que alguns fabricantes podem já ter encomendado as primeiras unidades para quando a produção for iniciada, sendo que entre os nomes encontra-se a Oppo, Xiaomi, Samsung e Vivo.

 

No entanto, espera-se que numa fase inicial estes chips venham a ter um preço por unidade consideravelmente elevado quando se compara com alternativas em 5 nm. A MediaTek terá acordado a produção destes chips com a TSMC com um custo por unidade a rondar os 80 dólares, que é superior ao valor de 30-35 dólares registados com chips de 5nm. No entanto, espera-se que este valor venha a cair consideravelmente assim que a produção também aumente.

 

Seja como for, tudo aponta que os novos chips da MediaTek devem fornecer um desempenho superior ao que se encontra atualmente na linha mais recente da Qualcomm, a par com uma redução no consumo de energia devido à arquitetura mais reduzida.

 

Obviamente, todas as informações tidas até ao momento partem apenas de rumores, sendo que a empresa não confirma oficialmente os detalhes destes novos chips.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech