O incidente do ataque à SolarWinds ainda se encontra a dar que falar, e de acordo com algumas fontes, as entidades que realizaram o mesmo – que de momento se suspeita serem da Rússia – ainda devem manter as suas atividades durante algum tempo.
Segundo revela a CNN, as autoridades Russas de inteligência que foram responsáveis pelo ataque à SolarWinds ainda mantêm atualmente acesso a alguns sistemas de empresas afetadas pelo ataque, apesar dos esforços das autoridades para impedir essas ligações e para fechar todos os exploits que pudessem ser usados.
As fontes da agência de notícias apontam que o ataque, apesar de ter sido descoberto e, até certa parte, ter também sido corrigido, ainda existem várias entidades que foram afetadas e onde os exploits continuam ativos, permitindo o acesso das autoridades russas e a obtenção de informação potencialmente sensível.
De relembrar que os ataques digitais da Rússia têm vindo a manter-se ao longo dos anos, e o caso do SolarWinds pode ter sido considerado uma vitória para as forças de espionagem do pais, já que afetou centenas de empresas e até mesmo entidades associadas com o governo dos EUA.
Caso o relatório agora revelado venha a revelar-se verdadeiro, ainda existe um grande trabalho a ser feito pelas autoridades dos EUA para corrigirem todos os pontos de entrada do ataque da SolarWinds, e que possivelmente ainda estão ativos para determinados locais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!