Sempre que acede a um website na Internet, atrás deste encontra-se um servidor responsável por fornecer todos os conteúdos apresentados. Sem estes servidores, não estaria certamente a ver a página – como este artigo, por exemplo.
Um dos sistemas de servidores para fornecimento web mais usados até aos dias de hoje era o Apache HTTP Server (conhecido apenas como Apache). Mas de acordo com os dados mais recentes da W3Techs, isso veio agora a mudar.
O Apache ocupava a posição de líder no mercado dos servidores web desde quase 1996, graças sobretudo à sua flexibilidade e também ao desempenho em geral. Apesar de terem surgido tecnologias alternativas nos anos que se seguiram, este ainda se manteve como o “rei” da web.
Uma das alternativas que surgiu com mais popularidade foi o Nginx, criado em 2002. Esta tecnologia prometia ser mais rápida e escalável de usar em servidores web que o apache, garantindo ainda mais desempenho. No entanto, apesar destas promessas, a adoção do mesmo tem vindo a ser feita de forma lenta… mas agora atinge um novo pico importante na sua história.
De acordo com o W3Techs, pela primeira vez o Nginx encontra-se com um uso superior ao do Apache no mercado, atingindo um quota de 33.8%, enquanto que o Apache encontra-se ligeiramente abaixo, nos 33.7%. Esta é a primeira vez que o Apache perde o seu trono na Internet desde 1996, e a tendência tem vindo a ser da popularidade do Nginx aumentar consideravelmente.
Se tivermos em consideração o uso sobre os principais websites na Internet, atualmente cerca de 46.7% dos 1000 websites mais populares usam a tecnologia do Nginx, comparativamente aos 19.9% no caso do Apache.
De notar que da lista faz ainda parte o Microsoft IIS, mas com uma quota consideravelmente mais pequena, tendo em conta que se foca sobretudo em sistemas Windows, de apenas 6.9%.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!