Com o final da oferta de armazenamento ilimitado gratuito no Google Fotos para breve, a empresa encontra-se agora a fornecer novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a melhor gerirem os seus conteúdos e o espaço disponível.
A partir de 1 de Junho, o armazenamento ilimitado do Google Fotos irá deixar de se encontrar disponível, e todos os conteúdos enviados para a plataforma irão começar a contar para o espaço da conta. De notar, no entanto, que isto não se aplica a conteúdos enviados antes do dia da implementação das novas medidas – portanto, todas as fotos que tenham sido enviadas antes de 1 de Junho dentro da oferta de armazenamento ilimitado irão continuar como tal sem contarem para a conta dos utilizadores.
No entanto, para quem pretenda usar o armazenamento de qualquer forma, a Google encontra-se a revelar um conjunto de funcionalidades que pretendem ajudar a identificar quanto tempo o utilizador poderá ter até atingir o limite de armazenamento.
Esta nova funcionalidade usa IA para ajudar os utilizadores a calcula quanto tempo o espaço disponível irá demorar até ficar totalmente cheio. Segundo os dados da Google, 80% dos utilizadores do Google Fotos demoram três anos a encher os 15GB gratuitos que são fornecidos.
Além desta funcionalidade, a Google encontra-se igualmente a lançar uma nova ferramenta que permite gerir melhor o espaço ocupado na conta, dando a possibilidade de rapidamente eliminar conteúdos que sejam desnecessários.
A nova ferramenta poderá ajudar os utilizadores a eliminarem fotos desfocadas, tiradas acidentalmente ou de conteúdos não pretendidos – e que apenas estão a ocupar espaço de forma desnecessária.
O sistema do Google Fotos analisa os conteúdos dos utilizadores para identificar este género de fotos, e fornece assim uma forma simples e rápida de as eliminar – libertando espaço de armazenamento para conteúdos realmente importantes.
As novidades devem chegar durante os próximos dias a todos os utilizadores do Google Fotos. Apesar da limitação na oferta para o espaço da conta, o Google Fotos ainda é considerada uma excelente ferramenta para guardar e gerir as fotos dos utilizadores – e compensa claramente o upgrade para um plano pago para quem realmente necessite de mais espaço para armazenar os seus conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!