1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

HarmonyOS

 

Cerca de dois anos depois de o governo dos EUA ter bloqueado a Huawei do pais, a empresa revela agora o seu próprio sistema operativo – o HarmonyOS. Este sistema era algo que tinha vindo a ser desenvolvido pela empresa como uma alternativa ao Android, e por esta altura não é nenhum segredo.

 

No entanto, hoje a empresa revelou oficialmente a versão final que irá ser fornecida ao público e aos dispositivos no mercado, destacando algumas das novidades desde a versão Beta e ainda alguns dos projetos para o futuro.

 

A Huawei coloca o HarmonyOS como um sistema operativo adaptado para praticamente tudo, passando por smartphones, tablets, dispositivos da internet das coisas, entre pequenos acessórios e utensílios do dia a dia. A empresa pretende que o HarmonyOS seja um sistema operativo capaz de se integrar em praticamente qualquer lugar, algo que esta refere como sendo “único no mundo”.

 

harmonyos sistema

 

Durante o evento a empresa revelou um novo painel de controlo no sistema, que será capaz de interligar os diferentes dispositivos HarmonyOS num único lugar, e realizar algumas ações sobre os mesmos. Por exemplo, pelo painel é possível controlar um dispositivo de música noutra sala.

 

Ao nível de smartphones, o HarmonyOS irá comportar-se de forma bastante idêntica ao que se encontra atualmente na MIUI, embora a empresa destaque como o novo sistema deverá permitir uma maior integração com o hardware e outros produtos da marca.

 

envio de apps entre diferentes dispositivos

 

Uma das funcionalidades que a empresa destacou foi a possibilidade de mover apps entre diferentes dispositivos. Por exemplo, caso esteja a jogar num smartphone, poderá rapidamente enviar este jogo para um tablet ou PC que tenha também o sistema HarmonyOS – algo que será sem dúvida interessante e único no mercado.

 

harmonyOS

 

A empresa também afirma que o desempenho em geral do HarmonyOS é superior ao do Android com a EMUI, sobretudo durante o uso a longo prazo, e que a empresa está a preparar-se para disponibilizar atualizações constantes com novidades para o sistema.

 

O que resta saber, no entanto, será se efetivamente se pode considerar o HarmonyOS como um sistema inteiramente novo ou apenas uma adaptação do Android – algo que tem vindo a ser ponto de criticas nos últimos meses. A Huawei afirma que o HarmonyOS é um sistema operativo inteiramente novo e desenvolvido de raiz pela empresa, mas, ao mesmo tempo algumas das suas características aparentam ser bastante similares ao que se encontra no Android de forma nativa.

 

Seja como for, a empresa parece não estar para meias medidas ao fornecer o HarmonyOS no máximo de dispositivos possíveis. Os primeiros equipamentos que poderão ser atualizados para o HarmonyOS serão o Mate 40, Mate 30 e P40, ainda durante este ano. Espera-se que chegue a mais dispositivos durante a primeira metade de 2022, sobretudo a modelos como o Mate 9, Mate 10 e P20.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech