O WhatsApp atualmente possui o seu próprio sistema de segurança com autenticação em duas etapas, que permite validar o acesso às contas dos utilizadores usando um PIN único, conjugado com uma mensagem SMS. No entanto, parece que a plataforma encontra-se agora a testar uma nova forma de validação.
De acordo com o portal WABetaInfo, o WhatsApp encontra-se a testar um novo sistema de validação via chamadas telefónicas, que vai permitir aos utilizadores receberem o código de acesso, invés de ser por SMS, através de uma chamada. Este método deverá ser consideravelmente mais seguro do que usar uma mensagem de texto – e permitiria também ao WhatsApp até validar a chamada sem necessidade de código, de forma automática.
No entanto, para usar a funcionalidade, é necessário que a aplicação tenha acesso ao registo de histórico de chamadas do dispositivo e permissões para realizar essas mesmas chamadas, o que alguns podem ver como mais uma forma do Facebook recolher registos dos utilizadores, mesmo que a plataforma afirme não recolher esses dados.
De momento a funcionalidade ainda parece encontrar-se em desenvolvimento, sem previsões de quando vai encontrar-se disponível para os utilizadores finais. É possível que a empresa lance a mesma como parte de um teste limitado apenas para alguns utilizadores, antes de alargar o mesmo para mais grupos ou países.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!