1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Senhas comprometidas em leaks

 

Se o roubo de dados pessoais tem vindo a ser algo cada vez mais recorrente pela internet, hoje pode-se considerar que este patamar foi elevado para um novo nível. Isto porque alguém se encontra a vender num popular fórum de hackers uma lista com mais de 8.4 mil milhões de senhas associadas com utilizadores da Internet.

 

De acordo com o portal CyberNews, o ficheiro em questão encontra-se batizado de “RockYou2021”, e conta com um tamanho final de quase 100GB. Ainda se desconhece se a origem dos dados é fidedigna, no entanto a lista parece incluir leaks que foram realizados no passado e também alguns dados de recentes ataques – atualizados.

 

O nome do ficheiro encontra-se muito possivelmente associado com uma reconhecida leak de dados em 2009, que ficou conhecida como “RockYou”, e onde mais de 32 milhões de senhas foram comprometidas por se encontrarem num documento simples de texto sem qualquer encriptação – e sim, esses dados também se encontram na “RockYou2021”.

 

O puro número de dados que esta nova lista possui tornam a mesma um dos maiores leaks de senhas de sempre na Internet. Até agora o recorde encontrava-se sobre a lista COMB, que tinha “apenas” 3.2 mil milhões de dados.

Para se ter uma ideia, atualmente existem cerca de 4.7 mil milhões de seres humanos no planeta Terra, portanto esta lista agora disponível para venda possui um valor superior a toda a população no planeta.

 

Apesar de a lista possivelmente conter dados de leaks feitos no passado, e muita informação ser já conhecida, a colocação da mesma numa única lista pode ser consideravelmente prejudicial, sobretudo porque facilita a tarefa dos hackers em criar sistemas automáticos para brute force. Tendo em conta que a lista inclui senhas potencialmente usadas pelos utilizadores em contas online, é um ponto de partida para que hackers a usem como forma de realizar mais facilmente ataques com uma fonte de dados bem elevada.

 

A empresa CyberNews disponibiliza uma ferramenta para validar se uma determinada senha foi comprometida, e onde será brevemente integrada esta nova lista para análise. Caso tenha uma senha que usa regularmente na Internet, será recomendado que verifique se a mesma não terá sido comprometida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech