1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple photo search

 

A funcionalidade Spotlight do iOS é uma das maiores vantagens do sistema operativo da Apple, facilitando consideravelmente a tarefa de encontrar conteúdos no dispositivo – sejam apps, ficheiros ou contactos.

 

E durante o evento WWDC da Apple, transmitido no passado dia 7, a empresa deixou também alguns detalhes de novidades que vão chegar à Spotlight. Uma delas será o novo sistema de pesquisa por imagens, que finalmente irá tirar proveito da IA da Apple para permitir reconhecer determinados objetos dentro das imagens dos utilizadores, e permitir a pesquisa dos mesmos diretamente do Spotlight.

 

Basicamente, este novo sistema irá permitir que os utilizadores possam encontrar determinadas fotos consideravelmente mais rápido do que usando a galeria do dispositivo. Bastará pesquisar pelo termo de um objeto presente na foto, ou de uma pessoa em especifico, e serão apresentadas todas as imagens com o mesmo.

Esta nova funcionalidade vai ser usada diretamente em conjunto com a Visual Lookup e Live Text, que a empresa também apresentou no evento e permite recolher texto e objetos em determinadas fotos – algo similar ao que o Google Lens já realiza atualmente. Aproveitando o mesmo, os utilizadores podem também pesquisar por texto que se encontre nas fotos.

 

texto nas fotos do spotlight

 

Esta novidade sem dúvida que será interessante para os utilizadores dos sistemas da Apple, já que vai melhorar consideravelmente a tarefa de encontrar os conteúdos, e colocar a ferramenta nativa do sistema ao mesmo nível que provavelmente se encontra o Google Fotos.

 

contactos apple spotlight

 

Por fim, o Spotlight recebeu ainda melhorias na apresentação de contactos. Os utilizadores podem agora realizar a pesquisa pelo nome de um contacto em particular, sendo que toda a informação associada ao mesmo será apresentada de imediato no ecrã – sem necessidade de aceder a passos extra para tal.

A esta informação junta-se ainda a possibilidade de enviar rapidamente uma mensagem, email ou realizar uma chamada.

 

Todas as novidades encontram-se previstas de chegar junto da versão final do iOS 15.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech