1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Privacidade Voilà AI Artist

 

Em meados de 2019, uma das aplicações que fez furor em vários smartphones foi o FaceApp. Esta pequena aplicação para Android e iOS permitia aos utilizadores adicionar os mais variados filtros e efeitos nos seus rostos.

 

Na altura, para além da popularidade devido ao efeito engraçado dos conteúdos criados, levantaram-se também questões sobre a possível recolha de dados que estaria a ser feita pela aplicação. Afinal de contas, os utilizadores estariam a tirar selfies dos seus rostos e a enviar esses dados para os sistemas da empresa, que depois recolhia os mesmos para os mais variados fins associados com o uso da app.

 

No entanto, avançando para 2021, parece que a Internet ainda não aprendeu com os erros do passado. Nos últimos dias a aplicação “Voilà AI Artist” tem vindo a ganhar bastante destaque por plataformas como o Twitter e TikTok.

Esta aplicação possui um conceito similar ao FaceApp, onde o utilizador captura uma selfie e pode converter o seu rosto para o efeito de “cartoon” – bastante ao estilo Disney. Obviamente, isto será a receita para tornar uma app viral, ou pelo menos chamar bastante à atenção – afinal de contas, quem nunca desejou ser uma personagem de desenhos animados?

 

No entanto, se em 2019 existiam quem estivesse preocupado com a privacidade associada com o uso da FaceApp, e rapidamente se levantaram questões envoltas na privacidade dos utilizadores, em 2021 parece que existe muito menos preocupação – o que levanta algumas questões preocupantes.

 

Para crédito da aplicação “Voilà AI Artist”, a Politica de privacidade da empresa refere exatamente o ponto sobre a recolha de fotos, indicando que as mesmas são usadas unicamente para o processamento dos efeitos, e nada mais. Além disso, a empresa refere ainda que as imagens permanecem durante 24 a 48 horas nos servidores da mesma, e que são eliminadas após o último uso da app pelo utilizador.

 

uso das imagens pela aplicação

 

A Política de Privacidade da “Voilà AI Artist” encontra-se consideravelmente mais detalhada do que a mesma Política da FaceApp na altura do seu lançamento. Mas ainda assim, permanece a questão sobre a recolha destes dados.

 

Muitos dos utilizadores que usam este género de aplicações acabam por não verificar a (extensa) política de privacidade, e de analisar estes pontos. Querem unicamente usar o que é popular na altura. E enquanto que esta app pode ter cuidado no tratamento dessa informação, fica claro que basta uma app fornecer algo interessante e tornar-se viral, sem que exista uma certa preocupação sobre o que está a ser recolhido e para que fins – e isto abre portas para, no futuro, essa recolha ser realizada com possíveis fins mais incertos em apps que não sejam tão claras.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech