1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 2025 fim de suporte

 

Recentemente têm vindo a surgir várias questões sobre qual será o futuro do Windows. Numa altura em que a Microsoft se prepara para anunciar uma das maiores atualizações de sempre, muitos aguardam para saber as novidades.

 

Os rumores têm vindo a ser bastante dispersos, com umas fontes a indicar que vai surgir o Windows 11, enquanto outras apontam que vai tornar-se apenas “Windows”. A realidade é que, até ao evento, não se sabe.

Mas isso não impede a internet de continuar a divagar sobre possíveis rumores e indicações do futuro do Windows. E uma das que tem recentemente ganho destaque encontra-se sobre o suposto “fim de suporte” ao Windows 10.

 

Se verificarmos a documentação da Microsoft, associada com o tempo de suporte do Windows 10 Home e Pro, pode-se verificar que a data de descontinuação do Windows encontra-se agendada para 14/10/2025. Ou seja, esta será a altura em que teoricamente a Microsoft irá deixar de suportar o sistema.

Muitas fontes aproveitaram esta indicação para indicar que o Windows 10 está realmente a terminar, e a grande apresentação prevista para breve será do “novo Windows”. Mas será mesmo?

 

Vamos analisar melhor.

Em todas as versões do Windows, a Microsoft tinha vindo a manter o suporte do sistema operativo com o mínimo de 10 anos, fornecendo atualizações durante o período de vida do sistema. No entanto, isto alterou-se ligeiramente com a chegada do Windows 10.

Quando a empresa revelou o sistema em 2015, uma das alterações encontrava-se no facto que o Windows 10 seria a versão “final” do Windows, com a própria empresa a indicar que não iria fornecer novas versões do sistema, e invés disso iria manter o suporte do sistema “para sempre”.

 

No entanto, isto contraria o que se encontra na própria documentação da empresa. Segundo o site da Microsoft, o Windows 10 Home e Pro encontra-se claramente marcado para ser descontinuado em 2025. E é este ponto que muitos portais estão a apanhar como rumor de que a empresa vai revelar uma nova versão do Windows.

 

Windows 10 suporte sistema

 

No entanto, esta data não é nova. Na realidade, existem questões que datam de 2018 e 2019 pela Internet sobre o que a Microsoft quer dizer com o “fim de suporte” em 2025, tendo em conta as mensagens anteriores que o Windows 10 seria o “último sistema” a ser lançado.

 

Muitos portais estão a aproveitar esta data para indicar que será a indicação da chegada para breve do Windows 11 ou Windows, mas a realidade é que esta não é nada nova.

Mas então, o que vai acontecer realmente em 2025? A realidade é que… não sabemos.

 

Realmente, a Microsoft criou o Windows 10 para ser a última versão, mas manteve a data de suporte para o sistema na sua documentação oficial: 10 anos. Tendo em conta que o Windows 10 foi lançado em 2015, e se tivermos em conta o suporte que foi fornecido em versões anteriores do Windows, então os 10 anos terminam em 2025, que será quando a Microsoft indicou que iria deixar de o suportar.

 

Mas a empresa também se contradiz neste ponto. Tendo em conta a sua política de suporte e vida útil dos produtos Windows, esta não é clara sobre o que acontece ao atingir o fim de suporte do sistema Windows 10. A politica apenas refere que os utilizadores serão notificados previamente ao encerramento do suporte, mas ao mesmo tempo também existem várias mensagens deixadas pela Microsoft a confirmar que o suporte do Windows 10 iria manter-se… para sempre.

 

Num dos posts da empresa no seu blog de desenvolvimento do Windows 10, datado de 21 de Janeiro de 2015, a empresa refere que quando um sistema é atualizado para o Windows 10, este irá manter-se suportado por toda a vida útil desse mesmo dispositivo (não do sistema operativo) – sem custos extra para o utilizador.

 

suporte ao windows

 

Portanto, em 2025 poderemos verificar que a Microsoft apenas estende a sua data de suporte por mais 10 anos, ou poderão realmente surgir novidades que alterem esses planos. Algo que infelizmente, neste ponto, não é claro de indicar.

 

É também possível que a empresa tenha mantido a data de suporte de 10 anos apenas por questões legais, com vista a manter-se como sendo o Windows 10, mas legalmente a separar o sistema em versões “diferentes” – a pré-2025 e pós-2025, por exemplo. Para os utilizadores finais, no entanto, o sistema continuaria a ser “Windows 10” apenas.

 

Mas uma coisa é certa: a própria Microsoft já confirmou várias vezes que o Windows 10 é a sua última versão, e que seria mantido o suporte da mesma “para sempre”. Resta clarificar o que isso quer dizer nos termos da empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech