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Alibaba sede

 

De acordo com os documentos agora revelados de um caso contra a Alibaba Group Holding Ltd, a empresa terá sido alvo de um roubo massivo de dados associado aos seus clientes, atividade que teria sido realizada por um consultor de marketing da empresa durante vários meses.

 

O caso, segundo o portal Yahoo Finance, surgiu depois de a empresa ter confirmado que um dos seus funcionários estaria a roubar informações pessoais dos utilizadores da entidade Taobao, afiliada com a Alibaba, com o objetivo de vender e usar essa informação para fins ilícitos. O caso ocorreu em 2019, mas apenas agora se chegou a uma conclusão sobre o mesmo de forma pública.

 

O tribunal considerou que o ex-funcionário terá acedido a informações pessoais de milhares de utilizadores e recolhido as mesmas, tendo condenado o mesmo a três anos de prisão e a uma multa de aproximadamente 70.260 dólares.

 

Segundo a empresa, o funcionário não terá chegado a vender os dados, e os clientes afetados pelo roubo de informações não terão sofrido qualquer prejuízo a nível financeiro desta atividade. Um porta-voz da empresa Taobao afirma que esta tem vindo a trabalhar para melhorar os seus sistemas de segurança e evitar este e outros casos de possível recolha abusiva de dados pessoais dos seus clientes.

 

Este caso surge também numa altura em que as autoridades chinesas encontram-se a apertar nas regras e medidas para controlo dos dados dos seus cidadãos no pais, com o objetivo de evitar a recolha massiva dos mesmos para efeitos ilegítimos.

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