1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 logo

 

Uma das novidades que se espera para a chegada da versão final do Windows 11 será a introdução dos “widgets”. Esta funcionalidade não é algo novo, e na realidade alguns utilizadores podem recordar-se dos mesmos da era do Windows Vista.

 

Basicamente, os widgets são pequenas aplicações que podem ser colocadas sobre o desktop para rápido acesso ou visualização de conteúdos. Por exemplo, é possível criar widgets para apresentar as notícias mais recentes ou simplesmente a hora.

No Windows Vista, a Microsoft integrou esta funcionalidade como algo nativo, mas nunca chegou a ser bastante popular, tanto que o Windows 7 veio a deixar de lado completamente. No entanto, podemos vir a verificar o renascer da ideia com a chegada do Windows 11.

 

A build do sistema recentemente divulgada pela Internet conta com uma secção focada a “widgets”, que de momento apenas apresentas as mesmas informações que se encontram nas mais recentes atualizações do Windows 10 na barra de ferramentas. Existem algumas notícias originárias da Microsoft, estado do tempo, desporto, entre outros.

 

No entanto, parece que os planos são para alargar o suporte no futuro. De acordo com o utilizador WalkingCat do Twitter, a Microsoft possui planos de alargar a funcionalidade dos widgets para incluir não apenas os que sejam desenvolvidos pela empresa, mas também por terceiros.

Inicialmente apenas os widgets aprovados e desenvolvidos pela Microsoft irão surgir junto do Windows 11, mas a empresa espera abrir as API para que qualquer programador possa desenvolver os seus widgets para o sistema, como forma de melhorar a interação do mesmo.

 

Windows vista widgets no desktop

 

A ideia em si parece bastante boa para os tempos atuais. Se no Windows Vista poderia ainda ter pouca utilização, no caso da Internet e uso dos sistemas atualmente esta funcionalidade até se pode vir a tornar interessante. No entanto resta saber como a Microsoft a irá implementar no final.

 

Como sempre, é importante relembrar que a build que foi recentemente conhecida faz parte de uma versão ainda em desenvolvimento, que não se pode considerar como sendo estável ou até mesmo em formato “beta” – e é possível que a versão final venha a receber mudanças consideráveis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech