1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Quad9 logo principal

 

Muitos dos bloqueios aplicados pela maioria das operadoras a sites na Internet – uma grande parte associada com pirataria, mas não só – pode ser contornada com o uso de plataformas de DNS públicas, como é o caso da Google DNS, Cloudflare ou da Quad9.

 

Não apenas isso, mas o uso de plataformas de DNS publicas permite obter algumas vantagens adicionais face ao uso de DNSs das operadoras, como é o caso de um tempo de resposta mais rápido ou até possíveis falhas de serviço, bem como funcionalidades extra de controlo, gestão e proteção.

 

A Quad9 possui a sua própria plataforma de DNS publica – acessível pelo IP 9.9.9.9 – que apesar de contar com um sistema de filtragem, este é apenas sobre sites considerados como maliciosos ou de phishing.

No entanto, a Sony pode vir brevemente a forçar a Quad9 a bloquear também um popular site de pirataria online – o que abre possíveis consequências perigosas para outros fornecedores de DNS públicos.

 

Num caso apresentado pela Sony no Tribunal de Hamburgo, na Alemanha, e citado pelo portal TorrentFreak, a empresa conseguiu ganhar um processo que pode vir a obrigar a Quad9 a bloquear um popular site online usado para distribuir música ilegalmente. Apesar de o processo não indicar o nome do site, caso esta medida seja realmente aplicada pode abrir graves precedentes para que comecem a ser aplicados bloqueios em serviços de DNS públicos.

 

Um dos argumentos da Sony para que o bloqueio fosse aplicado encontra-se relacionado com o facto que a Quad9 já fornece serviços de proteção, que bloqueiam pedidos de DNS a sites considerados como maliciosos. E, como tal, no entender da empresa os sites piratas englobam-se igualmente dentro desta categoria, mas não se encontram a ser bloqueados na plataforma.

 

política de proteção da quad9

 

Em resposta, a Quad9 afirma que os sistemas de filtros fornecidos pela empresa destinam-se a proteger os utilizadores contra o acesso a sites de conteúdo malicioso, malware e phishing, e não a bloquear acesso a sites de pirataria. Além disso, os filtros aplicados para esses mesmos sites maliciosos são identificados com base no potencial para prejudicar os utilizadores finais, e neste caso em particular, o bloqueio que a Sony pretende aplicar será, segundo a Quad9, unicamente para benefício da empresa com o bloqueio dos conteúdos protegidos por direitos de autor.

 

No entanto, este processo pode ter consequências mais sérias para os utilizadores caso realmente venha a acontecer. Ao conseguir o bloqueio de pedidos DNS a sites piratas em sistemas públicos, abre-se a porta para que medidas similares possam ser aplicadas sobre outras plataformas e outros sites. Isto teoricamente poderia permitir que qualquer entidade possa aplicar medidas para bloquear sites piratas em sistemas de DNS públicos – que se junta aos bloqueios que muitas operadoras já aplicam atualmente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech