1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD FidelityFX Super Resolution

 

Faz pouco mais de três anos que a Nvidia revelou a sua tecnologia DLSS, acrónimo para “Deep Learning Super Sampling”. Basicamente, esta tecnologia permite obter um melhor desempenho em jogos que sejam criados especificamente para usar a mesma, tirando proveito das texturas em resoluções mais elevadas para aplicar essa informação nos jogos em qualidade inferior.

 

No final, os utilizadores acabam por verificar consideráveis melhorias de desempenho em todos os jogos que tenham suporte à tecnologia. Ou seja, é uma tecnologia pensada para melhorar os FPS, sem ter qualquer impacto a nível final. O único requisito seria ter uma gráfica com os Tensor cores – o que ainda se encontra reservado apenas para modelos mais avançados da Nvidia.

 

Agora a AMD encontra-se a entrar no mercado com a sua plataforma rival: e com alguns pontos que a podem tornar verdadeiramente atrativa para os gamers. A nova tecnologia FidelityFX Super Resolution (FSR) encontra-se disponível a partir de hoje para melhorar drasticamente o desempenho dos jogos com uma técnica similar, mas mais importante, sem qualquer necessidade dos Tensor cores.

 

FSR AMD

 

Na realidade, o FSR vai bastante mais longe do que o DLSS, ao não só ter sido criado para sistemas que tenham gráficas da AMD que vão até às “antigas” RX 460, mas também por suportarem placas gráficas da própria Nvidia, desde a linha GTX 10xx e 16xx para cima.

 

compatibilidade do FSR

 

Isto permite que o FSR tenha uma considerável vantagem no mercado, já que pode abranger tanto as placas gráficas da AMD como também as da Nvidia. Isto é possível visto que, ao contrário do que acontece com o DLSS da Nvidia, a AMD optou por usar uma tecnologia mais aberta, que não só a permite usar em praticamente qualquer sistema, mas também em qualquer título 3D no mercado.

 

Teoricamente, isto poderá permitir que os donos de placas da Nvidia que estavam anteriormente limitados a ficarem de fora do suporte ao DLSS, agora podem beneficiar praticamente dos mesmos benefícios por parte da “equipa vermelha”.

No entanto, ainda é necessário que os jogos sejam adaptados para poderem aproveitar a totalidade do FSR. Mesmo que esta tarefa seja mais simples de realizar para os programadores, ainda é necessário que o suporte seja adicionado para cada título pretendido.

 

desempenho do FSR

 

A AMD afirma que, em determinados jogos, os FPS podem aumentar em quase 2.8 vezes mais do que usando apenas o poder das gráficas sem a tecnologia ativa. Ainda será necessário realizar mais alguns testes para além do que as AMD fornece, mas sem dúvida que a promessa parece ser bem mais atrativa.

 

Espera-se que alguns títulos comecem a receber o suporte a FSR durante os próximos meses, incluindo alguns títulos que já se encontram atualmente no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech