1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Snapchat app

 

Uma das vantagens do Snapchat encontra-se na capacidade de enviar conteúdos de forma temporária para outros utilizadores, que podem ser eliminados imediatamente depois de serem vistos – o que garante privacidade para os mesmos.

 

No entanto, parece que existe uma forma de recuperar conteúdos que tenham sido vistos na plataforma, mesmo depois destes terem sido aparentemente “eliminados” da app. A descoberta surge por um grupo de investigadores, que em dispositivos que tenham o Android e acesso root, ou em iPhones com Jailbreak, é possível recuperar imagens ou vídeos que tenham sido enviados de forma temporária.

 

Segundo os investigadores, o Snapchat não elimina imediatamente os conteúdos recebidos, sendo que mantêm uma cache nos dispositivos durante alguns minutos. Esta cache, se acedida, pode permitir aos utilizadores terem acesso aos conteúdos que foram “eliminados” das conversas.

 

Este problema acontece visto que a app apenas envia o comando para remover os conteúdos da cache quando estes saem da aplicação, e não quando a conversa ainda se encontra ativa. Portanto, se os utilizadores apenas alterarem a app para um Gestor de ficheiros, sem saírem do Snapchat, podem rapidamente aceder aos conteúdos partilhados no armazenamento.

 

Felizmente a falha apenas pode ser explorada em dispositivos onde os utilizadores tenham permissões de acesso administrativo, que no caso de equipamentos Android será o acesso root, ou no iPhone será o jailbreak.

 

Até ao momento ainda se desconhece se o Snapchat vai corrigir esta falha, a qual se encontra em praticamente todas as versões da app disponíveis. Mesmo que o acesso seja complicado de ser feito, e exija que os utilizadores tenham acessos administrativos nos seus equipamentos, ainda assim pode ser considerada uma falha na privacidade que permite a conteúdos eliminados serem recuperados rapidamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech