Se está à procura de testar uma distribuição que seja amiga dos utilizadores do Windows e do macOS, então não procure mais: a elementary OS 6 é a escolha certa.
A mais recente versão do sistema elementary OS já se encontra disponível. O elementary OS 6 “Odin” conta com um conjunto de novidades para o sistema, e é apelidada pelos criadores da mesma como uma das maiores atualizações de sempre feitas na distribuição.
Esta encontra-se baseada no Ubuntu 20.04 LTS e conta com o kernel 5.11 do Linux. Possui ainda um conjunto de melhorias debaixo da “imagem” que tornam a distro ainda mais rápida e poderosa para quem a use.
Começando pelo simples, o elementary OS 6, apesar de ser baseado no Ubuntu 20.04 LTS, conta com a interface Pantheon, que na recente versão recebeu grandes novidades. Existe agora um novo modo escuro, que permite adaptar as principais áreas da interface para o tom mais escuro do sistema – e esta opção pode também ser configurada para ser automaticamente aplicada durante a noite.
Ainda dentro da interface, esta pode agora ser configurada para mais de 10 cores diferentes, que se adaptam ao gosto de cada utilizador. Esta configuração vai permitir personalizar ainda mais o sistema para o gosto de cada um.
Para os utilizadores que tenham um sistema com um ecrã touch ou um touchpad existe agora também a possibilidade de suportar mais do que um toque ao mesmo tempo. Por exemplo, pode-se usar gestos de três dedos para navegar pela interface e programas abertos.
Existe ainda um novo sistema de notificações, que agora permite dar mais controlo aos utilizadores sobre cada notificação recebida – bem como realizar a gestão das mesmas.
A App Center também recebeu algumas novidades, sendo que agora encontra-se focada em fornecer apps “Flatpak”, para maior segurança e privacidade – e mais apps vão ser adicionadas no futuro também, para rápida instalação.
A lista de mudanças é bem mais longa, mas nada melhor do que experimentar por si mesmo. A versão mais recente encontra-se disponível para download a partir do site da distro – note que o download pode estar um pouco lento durante o dia de hoje, devido ao elevado número de acessos.
Infelizmente os utilizadores não podem simplesmente realizar o upgrade da versão 5.1 para a 6, sendo necessário realizar uma reinstalação completa do sistema – o que não é algo aceitável para muitos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!